Silvestre Varela sofreu uma grave lesão no treino deste sábado do FC Porto, que o vai afastar dos relvados durante o resto da temporada. O extremo portista sofreu uma luxação no tornozelo esquerdo e consequente fractura do perónio, vai ser operado e perde o sonho de marcar presença na Copa do Mundo da FIFA.

Varela tinha fortes possibilidades de fazer parte das escolhas de Carlos Queiroz para a competição na África do Sul, depois de o extremo se ter estreado na principal selecção portuguesa no último jogo de preparação, contra a China, no passado dia 3. Varela dava assim mais um passo rumo à afirmação, depois de ter sido internacional nos escalões mais jovens da selecção das Quinas e de uma brilhante época de estreia ao serviço do tetracampeão português.

Varela lesionou-se no último treino do FC Porto antes da final da Taça da Liga, que os Dragões disputam, este domingo, com o Benfica, no Estádio do Algarve, e agravou ainda mais o cenário para Jesualdo Ferreira. O técnico portista fica, assim, privado de mais um avançado para o duelo com as Águias, uma vez que já não pode contar com Ernesto Farías, lesionado, e Hulk, castigado.

Silvestre Varela foi formado nas escolas do Sporting, mas nunca se conseguiu impor em Alvalade e, depois de vários empréstimos a outros clubes, deu nas vistas no Estrela da Amadora em 2008/09, o que lhe valeu a transferência para o FC Porto. No Dragão, rapidamente se afirmou como um dos melhores elementos do plantel e assumiu-se como uma das figuras de destaque na Liga Sagres, competição na qual marcou oito golos em 18 jogos.

As boas exibições não passaram despercebidas ao seleccionador português, Carlos Queiroz, que o convocou para o particular com a China e deixou em aberto a possibilidade de chamar Varela para a Copa do Mundo da FIFA. No entanto, a esperança de marcar presença na África do Sul terminou este sábado para o mais recente internacional português que, aos 25 anos, terá certamente outras oportunidades para mostrar o seu valor na maior competição futebolística do planeta.