A Cidade do Cabo recebe, esta terça-feira, algo mais do que apenas um dos jogos dos oitavos-de-final da Copa do Mundo da FIFA. No Estádio Green Point vão medir forças o segundo e o terceiro classificados do Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola, num confronto entre dois países vizinhos que, apesar da proximidade geográfica que os une, nunca tiveram a oportunidade de se encontrar em fases finais da maior prova futebolística do planeta. A estreia promete.
O jogo
Espanha x Portugal, oitavos-de-final, Cidade do Cabo, Terça-feira, 29 de Junho de 2010, 20h30 (15h30 de Brasília, 19h30 de Lisboa)
O duelo ibérico é um dos mais aguardados da primeira ronda a eliminar na África do Sul 2010 e com boas razões para isso. Espanha e Portugal são apontadas como duas das selecções que podem realizar um Mundial inesquecível, mas depois de uma fase de grupos complicada - tanto para La Roja como para os Navegadores - uma das equipas despedir-se-á da competição cedo demais.
A Espanha chegou à Copa do Mundo como campeã europeia em título e com uma enorme dose de favoritismo, mas o primeiro jogo foi uma lição de humildade para a equipa de Vicente del Bosque, surpreendentemente derrotada pela Suíça. Soaram os alarmes, mas a Fúria fez aquilo que lhe competia: venceu os dois jogos seguintes – Honduras e Chile – e selou o primeiro lugar do Grupo H e a presença nos oitavos-de-final.
O grupo de Portugal era, notoriamente, um dos mais equilibrados deste Mundial e a selecção das Quinas sabia que qualquer erro podia ser fatal para as suas ambições. O empate (0 a 0) com a Costa do Marfim na primeira jornada não comprometeu nada e a goleada (7 a 0) contra a Coreia do Norte abriu as portas da segunda fase. Mas pela frente Portugal ainda tinha um duelo com o Brasil, no qual voltou a mostrar uma defesa intransponível, somando o terceiro jogo seguido sem sofrer golos e selando o segundo lugar do Grupo G.
As duas selecções chegam à Cidade do cabo praticamente na máxima força. Xabi Alonso e Raul Albiol são os únicos lesionados entre os espanhóis, enquanto Carlos Queiroz apenas não vai poder contar com Rúben Amorim, voltando a ter Deco à disposição.
O duelo
David Villa x Cristiano Ronaldo
O avançado espanhol já fez história na África do Sul, ao tornar-se no melhor marcador de sempre da La Roja em fases finais de Copas do Mundo, com um total de seis golos. O atleta que vai trocar o Valência pelo Barcelona soma três tentos na África do Sul 2010 e, para já, leva a melhor sobre o futuro rival do Real Madrid. Cristiano Ronaldo foi eleito o Craque do Jogo Budweiser nos três jogos disputados por Portugal até agora, mas só fez balançar as redes uma vez. O avançado luso até tem sido dos mais rematadores na África do Sul, mas à excepção do golo marcado à Coreia do Norte a sorte não tem estado do seu lado. Dois remates aos ferros e muitos outros que falharam o alvo por pouco abrem o apetite para o duelo com o avançado espanhol.
O número
33 – Apesar de nunca se terem defrontado em fases finais de Copas do Mundo da FIFA, a história de duelos entre Espanha e Portugal é longa e antiga. A Cidade do Cabo vai receber o 33º jogo entre as duas selecções, com vantagem para os espanhóis que ganharam 15 partidas, contra apenas cinco triunfos dos portugueses e 12 empates. Porém, nos dois únicos jogos disputados em fases finais de Campeonatos da Europa, a vantagem é de Portugal que empatou (1 a 1) em 1984 e venceu, por 1 a 0, em 2004.
O que eles disseram
“Portugal é uma grande equipa e não é só o Cristiano Ronaldo. O Cristiano é um dos melhores, é verdade, mas convém não esquecer que os portugueses ainda não sofreram qualquer golo neste Mundial e é a única selecção que conseguiu isso. Isto mostra que têm uma equipa sólida e não apenas individualidades: o seu jogo baseia-se na solidez defensiva, o contra-ataque e muita velocidade, além de terem jogadores com muita técnica. Adivinho um jogo muito difícil, como todos os outros até ao final da competição. Agora, só sobram as melhores equipas.”
Vicente del Bosque, treinador da Espanha
“Estamos preparados para qualquer adversário. Já tivemos jogos críticos durante a qualificação, agora temos um jogo de um Mundial em que é tudo para o ganhador e nada para o perdedor. Por isso estamos prontos para deixar tudo dentro de campo com uma só coisa em mente: prolongar a presença no Mundial. O melhor Portugal ainda está para vir.”
Carlos Queiroz, treinador de Portugal
O que vocês disseram
“Parabens à Espanha, actual campeã Europeia e sempre difícil para qualquer oponente! Se acabámos de defrontar um irmão (Brasil), repetimo-lo agora frente a "nuestros hermanos". O saldo histórico está a favor da Espanha, com margem confortável, mas a história recente mostra um equilíbrio maior! Sou Português e com muito orgulho, tenho muita estima e respeito pela Espanha. Que ganhe a melhor equipa. Força ‘navegadores’... Até ao fim... Convosco!” Canhirix (Portugal)
Dê a sua opinião?
Conseguirá o avançado Fernando Torres marcar o seu primeiro golo na Copa do Mundo 2010? Ou Eduardo vai continuar a ser o único guarda-redes imbatível neste Mundial?